Um roteiro pelo México não ficaria completo sem uma visita a esse icônico sítio arqueológico. O local foi a capital da civilização Maia e hoje é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Mas será que vale a pena visitar Chichen Itzá?

Se você está planejando sua visita a esse importante sítio arqueológico, não deixe de ler as dicas que separei para você. Nesse post, você vai descobrir todas as informações relevantes sobre o local: o que tem para conhecer, horários de funcionamento, preços de ingresso e muito mais.

Então, continue sua leitura para descobrir como planejar seu tour a Chichen Itzá. Estive lá recentemente e já que dica boa é dica compartilhada, chegou a hora de compartilhar aqui todos os detalhes!

banner mapa méxico


como chegar em chichen itza
Chichen Itza é um bate e volta imperdível para quem está visitando a Riviera Maya. Foto: @gaiavani

Vale a pena visitar Chichen Itzá?

Sim! Vale MUITO a pena visitar Chichen Itzá, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Eu sei que o México possui diversas ruínas, como as Astecas da Cidade do México e as Maias em Tulum, mas Chichen Itzá é especial.

Ver de perto os vestígios dessa civilização tão antiga e importante é fascinante. O grande destaque desse passeio fica por conta da Pirâmide de Chichen Itzá, local que funcionava como um templo para cultuar o deus Kukulcán.

Esse é um passeio que pode ser feito no estilo bate e volta e que todos que viajam para a Pensínsula de Yucatán (Cancun, Tulum ou Playa del Carmen) deveriam incluir no roteiro. Trata-se de um ponto turístico clássico e que até aqueles que não são muito fãs de passeios histórico-culturais vão se apaixonar.

 

Onde fica e como chegar em Chichen Itzá

Chichen Itzá é uma antiga cidade localizada no estado de Yucatán, no leste do México. O sítio arqueológico fica entre Mérida e a famosa cidade de Cancún. A cidade mais próxima é Valladolid, uma simpática cidade de interior que conta com inúmeros cenotes em seus arredores.

Para chegar o local você pode pegar transporte público, alugar um carro ou fazer um tour particular. Se você estiver hospedado em Cancún e adjacências, são 200 km de carro. A viagem leva, aproximadamente, 2h30.

Dicas de viagem: Chichen Itzá

Mas antes de embarcar nessa aventura, vale a pena ficar por dentro de algumas dicas de viagem sobre Chichen Itzá. Confira agora informações que eu mesma gostaria de ter tido antes de viajar para o destino.

Vale a pena conhecer Chichen Itzá? Preciso de um guia? Como chegar? Quanto custa?

Pensando em algo mais que pudesse facilitar o planejamento da sua viagem para Chichen Itzá, montamos também um MAPA MÉXICO. Já pensou em ter na palma da sua mão as melhores dicas de viagem?

Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis nos artigos do blog! São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis pelo México, os melhores cafés e restaurantes, cidades próximas para fazer um bate-volta, ótimas opções de hotéis, super bem localizados, os melhores museus e monumentos históricos e muito mais.

Você não precisará mais abrir várias abas de pesquisa para anotar as principais dicas para a sua viagem. Com o nosso Mapa, você terá tudo de forma simples e rápida por R$49. Ficou interessado? Clique aqui!

Como planejar uma visita a Chichen Itzá

Compartilho aqui algumas dicas essenciais para planejar sua visita às ruínas de Chichen Itzá:

1. Considere hospedar-se em Valladolid por 2 noites

Se você está viajando pela Península de Yucatán ou pela Riviera Maya, um bate e volta até Chichen Itzá pode ser um passeio maravilhoso. Porém, se puder incluir 2 ou 3 dias em Valladolid para explorar as belezas da região, você terá muito mais a ganhar.

Além deste suntuoso sítio arqueológico, em Valladolid você encontra cenotes de águas cristalinas que são um convite para um mergulho refrescante. Apesar dessa cidadezinha não figurar entre os destinos mais procurados no México, ela é muito charmosa e conta com atrativos turísticos.

2. Tente chegar o mais cedo possível para evitar o sol escaldante

Caso você venha de Cancún, Tulum ou Playa del Carmen de carro, saia bem cedinho para chegar assim que Chichen Itzá abrir. A região é bem quente e posso dizer que você “tem um sol pra cada um”. rsrs Por isso, convém evitar os períodos mais quentes do dia.

Além disso, por ser um dos pontos turísticos mais visitados do México, Chichen Itzá costuma lotar. No dia que eu fui não eram nem oito horas da manhã e já estava apinhado de turistas!

como visitar chichen itza
Chichen Itza é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Então é natural que o sítio esteja sempre apinhado de turistas. Foto: @gaiavani

3. Contrate um tour guiado

A visita a Chichen Itzá não precisa ser guiada. O sítio arqueológico é aberto a qualquer pessoa, sem a necessidade de estar acompanhado por um guia. No entanto, diria que contratar um guia faz toda a diferença em um passeio histórico como esse.

Há alguns anos, eu visitei a Acrópole de Atenas sem guia e me arrependi amargamente. Aprendi a lição e não hesitei em contratar um guia para essa visita a Chichen Itza. Aprendemos muito sobre a história do local e a civilização maia, o que não teria sido possível se tivéssemos apenas caminhado sem rumo em meio às ruínas.

Se você decidir contratar um passeio guiado para Chichen Itzá recomendo conferir dois sites: o Civitatis e o Get Your Guide. Ambos são muito bons para pesquisar ingressos e tours. Sempre uso em minhas viagens internacionais.

O grande destaque da Civitatis é que você paga em BRL, não importa a moeda do seu destino. E ainda é possível parcelar em até 12x, o que facilita muuuito o planejamento da viagem.

Melhores tours Chichen Itza

Existe uma variedade tão grande de tours até Chichen Itzá que a gente fica até indeciso na hora de contratar. Por isso, é preciso escolher com cuidado para não cair em uma cilada. Como esse é um destino turístico super procurado, não recomendo em hipótese alguma que você compre com cambistas no local.

Eu e minha família fomos de carro, por conta própria até o sítio arqueológico e arriscamos comprar o ingresso na hora. Ficamos uns 20 minutos na fila e deu tudo certo. Ufa! O que nós não abrimos mão foi de contratar uma visita guiada. E se você deseja uma experiência ainda mais exclusiva, o tour privado pode ser uma ótima escolha.

guia chichen itza
Ter um guia local durante a visita a Chichen Itza faz toda a diferença. Foto: @gaiavani 

4. É possível ir até Chichen Itzá por conta própria

Alguns viajantes preferem visitar Chichen Itzá por conta própria e não há problema algum nisso. Embora contratar um guia torne a visita muito mais enriquecedora, não é necessário estar acompanhado de um para entrar no sítio arqueológico.

Para quem optar pela visita sozinho, veja como chegar até o local das ruínas a partir das principais cidades da região:

Cancun x Chichen Itzá

O percurso Cancún x Chichen Itzá tem 200km seguindo pelas rodovias 108 e 108D. De carro, você vai levar aproximadamente 2h50. Caso você não tenha habilitação ou não se sinta confortável para dirigir em um país estrangeiro, vá até o terminal do ADO Bus de Cancún.

Existem diversas saídas ao longo do dia com direção a Chichen Itzá e o valor do bilhete é de menos de MXN 500. Você pode adquirir seu bilhete no próprio terminal, mas saiba que essa viagem será consideravelmente mais demorada.

Playa del Carmen x Chichen Itzá

Em seguida, de Playa del Carmen a Chichen Itzá de carro você levará cerca de 2h20 para percorrer os 185km entre as duas cidades. Se preferir, também existe ADO Bus partindo do terminal de Playa del Carmen. O valor do bilhete gira em torno dos MXN 500.

Tulum x Chichen Itzá

Muita gente também costuma ir de Tulum até o sítio arqueológico mais famoso do México. 149km separam as duas cidades e de carro a viagem dura cerca de 2 horas. O ADO Bus também opera o trajeto e o valor da passagem é de cerca de MXN 350.

#DicaDaGaia: Para você que prefere estar motorizado e pretende alugar um carro, recomendo a RentCars, plataforma que utilizamos para alugar carros em nossas viagens. Gosto da ferramenta de comparação que ela proporciona, indicando as melhores ofertas das locadoras disponíveis no destino.

aluguel de carro em tulum
As longas retas das estradas de Quintana Roo, no México. Foto: @gaiavani

Dicas práticas para visitar Chichen Itzá

Qual o horário de funcionamento de Chichen Itzá? E o valor do ingresso? A seguir, darei essas e outras dicas importantíssimas para quem visita o local pela primeira vez.

Que horas abre Chichen Itzá?

Chichen Itzá abre diariamente às 8h. O sítio encerra suas atividades às 17h e o último horário para entrar é às 16h30. A exceção é para o show noturno de luz e som que ocorre de terça a domingo às 19h.

Qual é o preço do ingresso de Chichen Itzá?

O valor dos ingressos de Chichen Itzá é de MXN 614 para adultos (acima de 13 anos). Já o show noturno possui taxa de admissão de MXN 708.

Você pode comprar os ingressos diretamente nas bilheterias do parque, mas o lugar fica lotado desde a hora que abre. A boa notícia é que você pode comprar online com antecedência para evitar chateações. Esse serviço tem um custo mais elevado, então vale colocar na balança se vale a pena para você.

dicas chichen itza
Chichen Itzá impressiona, não somente pelos prédios suntuosos, mas também pela riqueza de detalhes. Foto: @gaiavani

Dá para comprar o ingresso de Chichen Itzá online?

Sim! Inclusive eu acho muito mais prático e rápido comprar os ingressos Chichen Itzá online antecipadamente. Eu sou do time que prefere resolver o máximo de coisas possíveis pela internet para poder aproveitar melhor cada minuto da minha viagem.

Para isso, sempre uso (e recomendo!) dois sites: o Get Your Guide e o Civitatis. Você pode comprar o ingresso fura fila por EUR 60 (cerca de MXN 1.100). Outra opção, são as visitas guiadas que valem super a pena, além de excursões para quem não quer ir dirigindo até o local.

Preciso contratar um guia em Chichen Itzá?

Como comentei acima, a visitação ao sítio arqueológico é aberta a qualquer pessoa, sem a necessidade de estar acompanhado por um guia. No entanto, diria que contratar um guia faz toda a diferença em um passeio histórico como esse.

Como é o estacionamento em Chichen Itzá?

Eu diria que estacionar em Chichen Itzá é meio caótico. Logo que você vai se aproximando da entrada do sítio arqueológico, vários flanelinhas começam a brotar DO NADA, quase te obrigando a parar no estacionamento deles. O problema é que depois você vai ter que andar pra caramba até chegar nas ruínas.

Minha dica é que você siga firme e forte até o portão oficial de entrada no sítio arqueológico. Lá você encontrará o estacionamento oficial e o preço é OK. Não caia na conversa dos flanelinhas!

Templo em Chichen Itzá
Tudo é incrível em Chichen Itzá

Breve história de Chichen Itzá

Para quem não sabe o que esperar desse ponto turístico e está tentando entender se Chichen Itzá vale a pena, aqui vai um breve descritivo da importância histórica desse sítio arqueológico:

O local foi a capital do povo Maia e diversos relatos apontam que ela foi construída por volta do século V. Os Maias eram um povo extremamente avançado para a época e habitaram grande parte da América Central, incluindo outros países além do México, como Honduras, Guatemala e Belize. Chichen Itzá era o coração político, cultural e econômico para essa civilização.

Atualmente existem 16 prédios dentro do perímetro do sítio arqueológico. A Pirâmide Chichen Itzá, também conhecida como Pirâmide de Kukulcán (ou El Castillo), é a construção mais icônica. Além dela, o Templo dos Guerreiros e o campo de Pok-ta-Pok fazem parte das construções antigas mais impressionantes.

Aliás, Pok-ta-Pok era o nome do mais popular esporte da região mesoamericana daquela época. O jogo era “simples”, consistia em passar uma pequena bola de borracha por um aro vertical feito de pedra, utilizando, joelhos, cotovelos e quadris. Entretanto, o que parecia um simples um jogo recreativo, era, na verdade um ritual bélico. Após o término do jogo, o capitão da equipe perdedora era sacrificado!

Além dessas tradições meio macabras, os maias eram também conhecidos por sua paixão pelos astros. A prova disso é que a pirâmide Chichen Itzá foi construída em perfeito alinhamento com a posição do sol no equinócio de outono e no equinócio de primavera. Ambas as datas têm uma característica bastante peculiar: o dia e a noite têm exatamente a mesma duração (12 horas cada).

Outra informação interessante é que os moradores de Chichén Itzá ficaram conhecidos como os “feiticeiros da água”, pois se organizavam ao redor dos cenotes, fonte de água potável.

Enfim, Chichen Itzá foi uma região poderosa até o início do século XIII. E mesmo após ter sido abandonada, permaneceu como um lugar sagrado.


Leia também: 20 lugares imperdíveis na Riviera Maya


Principais atrativos de Chichen Itzá

Depois de conhecer mais sobre a história Chichen Itzá e de ler algumas dicas sobre o funcionamento do sítio arqueológico, bora fazer um pequeno tour pelos atrativos do local? Alguns deles são bem icônicos e você, certamente, já os viu em alguma imagem na internet.

1. El Castillo

Sem dúvida, a pirâmide El Castillo é o principal cartão-postal de Chichen Itzá. Só de olhar para ela já ficamos intrigados pensando como foi possível a sua construção sem nenhuma das técnicas modernas de engenharia que temos hoje.

distância de chichen itza a tulum
El Castillo, o cartão postal de Chichen Itzá. Foto: @gaiavani

Ela se ergue imponente no meio de um campo aberto. Sua base é quadrangular e em cada face há escadas com 91 degraus até a plataforma central. E uma curiosidade bem interessante é que existe um cenote embaixo dele!

A pirâmide Chichen Itzá está alinhada com o equinócio de primavera e outono. Nessas datas, uma ilusão de ótica muito legal acontece. O sol projeta figuras geométricas na escada norte em formato de cobra e conforme ele se move a cobra parece andar pelas escadas.

2. El Juego de Pelota

Localizado a noroeste da pirâmide, o local chamado “El Juego de Pelota” é outra opção de o que fazer em Chichen Itzá e lembra um campo de futebol. Nele era jogado o pok-ta-pok. A área é a maior desse tipo na Mesoamérica e três templos integram a construção. Provavelmente, era neles em que ocorria o sacrifício dos perdedores.

Outra coisa que chama muita a atenção no Juego de Pelota é a acústica. As paredes de pedras ecoam o som de tal forma que é possível ouvir alguém falando do outro lado do campo que tem 135m de comprimento.

o que fazer em chichen itzá
Uma das construções no campo do juego de pelota “pok ta pok”

3. Observatório El Caracol

Conforme eu disse, os Maias eram apaixonados por astronomia. Desde sua época, eles já sabiam que um ano era formado por 365 dias através das observações que eles faziam do céu.

Por causa dessa paixão, imagino que o observatório El Caracol tenha sido uma das construções mais importantes em Chichen Itzá para os Maias. Aliás, ela se assemelha bastante a um observatório moderno.

O nome da construção se deve a uma escadaria em seu interior que se assemelha a uma concha de caracol. No telhado, fendas são meticulosamente alinhadas aos equinócios. O El Caracol é uma construção fantástica e que mostra o quão evoluídos os Maias eram.

Chichen Itzá Observatorio El Caracol
El Caracol.

4. El Templo del Dios Descendiente

À direita da pirâmide Chichen Itzá encontramos o El Templo del Dios Descendiente. A pequena construção fica em uma base de pedra e logo na entrada, figuras de pedra simbolizam guardas do templo. Curiosamente, quando o sol nasce, os pés das figuras são iluminados.

Vale saber: atualmente, não é permitido entrar ou subir em nenhuma das construções, já que a administração local começou a perceber o desgaste que a intensa movimentação de turistas causava. Ou seja, você poderá admirar tudo pelo lado de fora.

5. El Templo del Jaguar

Em seguida, El Templo del Jaguar fica próximo à quadra principal. A construção de pedra tem esse nome por conta das esculturas de onça que ficam bem na frente do prédio.

O interior do templo é muito bonito. As paredes eram decoradas em pedra e havia ainda duas colunas em formato de serpente. Tanto seu interior quanto exterior eram ricamente decorados. Sem dúvida, uma obra prima.

Chichen Itzá restaurantes
El templo del Jaguar

6. El Templo de los Guerreros

Um dos lugares mais interessantes de Chichen Itzá é o El Templo de los Guerreros. Esse templo foi construído sobre o antigo templo dedicado ao deus Chaac-Mool.

As paredes são decoradas com figuras em baixo relevo que representam onças, águias e guerreiros. Mas o ponto central do templo são as 200 colunas que representam os guerreiros no interior do templo.


o que visitar no méxico
El Templo de los Guerreros

7. O Cenote Sagrado

Enfim, para chegar ao cenote Chichen Itzá sagrado você deve fazer uma curta caminhada a partir da pirâmide. O grande poço de água é chamado de Poço dos Itzáes. Inclusive, acredita-se que ele que deu o nome à Chichen Itzá.

Esse cenote era um lugar sagrado para o Maias e muitos sacrifícios eram feitos aqui. Pesquisadores já acharam diversos artefatos no local, desde ossos humanos até objetos de ouro e pedras preciosas.

Assim como nas construções, não é permitido entrar/mergulhar nos cenotes. A própria administração do sítio tenta mantê-lo coberto de folhas e galhos para evitar que os turistas se sintam tentados a pular. kkkkk

cenotes perto de tulum
O cenote sagrado, lugar de sacrifícios.

O que conhecer perto de Chichen Itzá

Embora muita gente conheça Chichen Itzá em excursões bate e volta, eu recomendo hospedar-se em Valladolid por duas ou três noites. Há bastante coisa para se ver na região, incluindo cenotes incríveis. Assim sendo, venha comigo descobrir o que conhecer nas proximidades de Chichen Itzá.

Valladolid

Valladolid é a cidade mais próxima a Chichen Itzá. Apesar de não figurar na maioria dos roteiros turísticos, eu não deixaria de dar uma passada por essa cidade tão amável. Ela foi fundada na década de 40 pelos espanhóis e até hoje é famosa por manter vivas as suas tradições.

E para conhecer as belezas da cidade, recomendo o free tour por Valladolid da Civitatis. Nele, a gente passa por uma série de atrações turísticas da cidade, incluindo a Plaza Principal de Valladolid e a igreja de San Servacio.

A parte mais legal do passeio para mim foi o mercado municipal. Eu adoro conhecer de perto os sabores de uma região que visito.

o que fazer em valladolid
Valladolid, cidade mais próxima a Chichen Itzá

Yokdzonot

Situado a meia hora de Chichen Itzá, o cenote Yokdzonot é uma verdadeira joia na península de Yucatán. E suas águas azul-turquesa fazem realmente com que ele se pareça uma pedra preciosa.

A estrutura do cenote é muito boa. Um restaurante no local serve comida caseira muito gostosa. Além disso, há banheiros e vestiários para maior conforto dos visitantes.

Há ainda uma tirolesa que passa por cima do cenote e também é possível fazer um rapel de 18 metros. Ou seja, esse é um ótimo lugar para quem gosta de passeios com mais aventura e adrenalina.

o que fazer perto de chichen itza
O incrível cenote Yokdzonot

#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir o mapa personalizado que montamos sobre o México. Reunimos informações como: os melhores lugares para comer, spots para tirar fotos, passeios incríveis, melhores praias… É só baixar antes da sua viagem e acessar quando quiser e onde estiver!


Suytun

Provavelmente um dos cenotes mais famosos de Yucatán, o Suytun é uma verdadeira obra prima da natureza. Ele é um cenote coberto e a sua caverna faz uma abóbada praticamente perfeita, com um buraco no topo por onde a luz do sol entra.

Por ser um cenote mais famoso, recomendo ir logo cedo para evitar as multidões. Algo que torna o cenote ainda mais instagramável é uma plataforma submersa que te permite caminhar até o centro dele.

E se você quiser conhecer Suytun e outros cenotes da região, não deixe de conferir esse tour pelos cenotes de Valladolid. O passeio tem duração de 6 horas e passa por três dos cenotes mais bonitos da região: Suytun, Chukum e Chichikan.

cenotes Chichen Itzá
O cenote SuyTun é uma obra de arte da natureza!

Chukum

Em seguida, Chukum é um cenote com super estrutura para os turistas, além de ser belíssimo. Ele fica a apenas 15km de Valladolid e é uma sugestão de o que fazer nos arredores de Chichen Itzá que você deve considerar.

Esse cenote fica dentro de uma caverna repleta de estalactites. Para chegar até o poço há uma série de plataformas e escadas. Chukum só foi aberto em 2019 para o público e é um sucesso desde então.

O poço possui 48m de comprimento e 20 de profundidade. Além de nadar nas águas cristalinas do cenote, os mais aventureiros vão amar a tirolesa que atravessa o vão da caverna.

#DicaDaGaia: o seguro viagem México não é obrigatório, mas esse é um item que eu não abro mão de viajar sem! Se você é como eu, aproveite essa ferramenta de comparação para escolher qual é a melhor apólice para o seu bolso e seu estilo de viagem. Você ainda pode garantir 15% de desconto usando o cupom AVENTURAS15.

Chichikan

Em meio à floresta mexicana, o cenote Chichikan é um dos mais bonitos da região. Ele fica em uma espécie de poço com paredes de 24m de altura. Já o seu lago conta com 8m de profundidade e uma ilha central, criando um cenário único.

A excursão ao Parque Ecoturístico de Chichikan conta com translado e o acesso a um povoado maia onde é possível viver várias experiências interativas, como fazer tortillas ou chocolate. E ainda dá para aprender as regras do pok-ta-pok, o jogo de bola mesoamericano que era muito popular entre os maias.

Chichen Itzá ingressos
Cenote Hubiku, a entrada é pela abertura no teto…

Hubiku

O Cenote Hubiku, por sua vez, é um cenote grandioso. Ele é um cenote fechado, com entrada por uma abertura no teto. Localizado a 12km de Valladolid, é um passeio imperdível para quem vai passar alguns dias na região.

Para chegar até ele, é preciso descer mais de 100 degraus. A água possui uma temperatura super gostosa e nos dias mais quentes nadar no lago é ótimo!

O complexo onde ele fica localizado é bem estruturado e conta até com um museu da tequila!

San Lorenzo Oxman

Localizado na fazenda San Lorenzo Oxman, o Cenote Oxman é ideal para quem quer fugir dos cenotes mais movimentados. Ele é um cenote coberto, acessível apenas por uma abertura na parte superior da caverna.

Para chegar até o lago você vai descer por uma escadaria e ao longo do caminho as plataformas são ótimos pontos para fotos.

ruínas maias no méxico
O belíssimo cenote que fica na ” Hacienda San Lorenzo Oxman”

Ik-Kil

Também chamado de Cenote Azul,  o Ik-Kil está a 3km de Chichen Itzá e vale a visita por ser tão pertinho. Ele é um dos cenotes mais procurados pelos turistas e também um dos maiores, com 50m de profundidade e 60 de diâmetro.

Por ser um cenote coberto, o local intimida logo de cara. Mas logo você acostuma e passa admirar as belezas naturais. Basta chegar perto da água para perceber que ela é bem transparente e as plantas que crescem pelas paredes da rocha deixam tudo mais bonito.

chichen itzá preço
O cenote coberto de Ik-Kil

Afinal, Chichen Itzá vale a pena?

Sem dúvida, Chichen Itzá é um passeio incrível e que não pode ficar de fora do seu roteiro pela Península de Yucatán. Caso tenha alguma dúvida sobre o tour até Chichen Itzá, deixe aqui nos comentários que iremos te ajudar.


Leia também:

O que fazer em Playa del Carmen: 20 passeios imperdíveis

Onde ficar em Playa del Carmen: Quinta Avenica, Playacar ou Mayakoba?

Onde ficar em Tulum: Pueblo ou Zona hoteleira?

Melhores resorts de Cancun: conheça as melhores opções para você se hospedar

Cenotes Tulum: quais os melhores? quanto custa? preciso de guia?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *